terça-feira, 24 de maio de 2011

Apresentando o TRANSENECS de BH!



Olá amiguinhos,
Faltam 54 dias para o ENECS, e muita coisa já está pronta, mas ainda há muitas coisas por fazer.  Vocês podem imaginar O TRAMPO que é organizar um encontro nacional de estudantes? Pois é.  Nós da C.O. estamos loucos com isso.
Bom, nesse post, quero compartilhar com vocês de uma de nossas culturais. O TRANSENECS!
Vocês sabem o que é o TRANSENECS?
O TRANSENECS surge nos ENECS passados (porem recentemente), e desde então se torna a cultural queridinha de muita gente. Especialmente os cientistas sociais que estudam gênero e sexualidade. Isso por que a proposta do TRANS é aliar o clima festivo das culturais ás reflexões feitas por tantos cientistas sociais nesses campos da vida humana. Nesse sentido, é um espaço alegre, divertido, mas também provocador e revolucionário.
O tema do ENECS desse ano é a Teoria Queer!
Todo mundo sabe como as identidades de gênero, e sexuais, podem ser altamente normativas e contribuem para a manutenção da ordem (heterossexista/capitalista/patriarcal). Portanto, qualquer fazer revolucionário, também deve se ocupar de ser libertador para homens e mulheres, também nesses quesitos. Já que a sociedade MORRE de pânico da confusão de gênero e de orientações sexuais, vamos usar esse pânico justamente para fragilizar essa ordem excludente e violadora.
Pra quem não conhece, aqui vai um texto que esclarece bem essa corrente teórica que tem dado sustentação pra várias reflexões interessantíssimas:

A Teoria Queer e a Questão das Diferenças: por uma analítica da normalização – Richard Miskolci

Basta saber que nesse TRANSENECS precisamos que VOCÊS façam parte da decoração. Como? Através das vestimentas e acessórios pra festa!!!
A ideia é FODER COM AS CATEGORIAS SEXUAIS, transgredir e EXPLODIR com as normas de gênero e da sexualidade. Trazer em suas roupas elementos tanto do universo masculino/feminino, quanto o EXAGERO, a assexualidade/hipersexualidade, o exótico, o careta, o inusitado... Enfim, ser provocador em relação ao sexo e ao gênero. Não vale só trocar de roupa (homem vestir de mulher e mulher vestir de homem, como no TRANS Bélem), é preciso reinventar o sexo e o gênero, e transcender as categorias!
Tenho certeza que a adesão será geral, e estamos preparando uma cultural instigadora para receber tantos monstrinhos sexuais e performáticos!!! Criatividade nas ciências sociais é o que não falta!!!
Pra ajudar, aí vão umas indicações bem pessoais pra vcs pensarem nos LOOKS:
Secos e Molhados, Marylin Manson, The Rocky Horror Show, David Bowie, qualquer DRAG QUEEN que vcs conheçam (RS!), mangas e animes, Brian Molco, Lady Gaga, Boy George, Janelle Monae, Twiggy, Pink Flamingo, etc...
TÁ TOPADO?

Por Antony Diniz

Um comentário:

  1. Olá amigos, topado curtir o transenecs, a proposta da quebra de modelos e padrões é um exercício bom para o indivíduo.

    ResponderExcluir