Curso de Coordenadores
O Curso de Coordenadores será realizado quatro dias antes do ENECS (de 12 a 15 de julho), com militantes do Movimento Estudantil de todo o Brasil com a tarefa de conquistar os estudantes de Ciências Sociais para junto das lutas do seu povo. Isso exige dedicação, para isso nos encontraremos antes para estudar o MECS, o ENECS em si mesmo, formas e técnicas de coordenar e conduzir um grupo. Nosso objetivo será somente um: que os estudantes de Ciências Sociais e seus encontros estudantis voltem a ser perigosos.
Para isso, é necessário preparar os coordenadores para conduzirem o encontro de maneira qualificada, nivelando os militantes do MECS de todo o país para que consigam conduzir o ENECS de forma a acelerarmos, democratizarmos e aprofundarmos os debates do encontro. Isso é necessário, pois o ENECS em si dura somente oito dias, porém o MECS precisa estar preparado todos os dias na caminhada do estudante na Universidade. O militante do Movimento Estudantil é aquele que consegue conquistar os corações e as mentes de todos aqueles que transitam no mundo universitário e queiram mudar a sua própria situação, a situação daqueles que estão fora da Universidade e do mundo em geral.
É importante ressaltar que durante o ENECS os coordenadores devem ser agitadores, pois garantem o bom funcionamento do encontro e da metodologia, além de ser a conexão entre a CO e os estudantes. Esse trabalho, a longo prazo, tem o objetivo de formar um grupo heterogêneo, porém sólido e capaz de coordenar o ME de seus respectivos cursos, contemplando as diferentes regiões do país e grupos políticos atuantes no ME de base.
Os sujeitos que participam do Curso de Coordenadores são bem variados, porém temos que tentar equilibrá-lo com militantes mais velhos e pessoas que estão conhecendo o MECS, tendo em vista que os militantes conseguem qualificar o curso e as pessoas mais novas geralmente se tornarão militantes do MECS. Devemos escolher com carinho os sujeitos que farão parte do curso, pois neles são depositadas as expectativas do Movimento Estudantil, além de conduzir o ENECS com qualidade, retornar para suas escolas com este acúmulo, construindo-o no seu dia a dia. Portanto, acreditamos que esses são os critérios para a escolha dos sujeitos para o curso: a contribuição na condução do ENECS e a possibilidade de construção do ME local, afinal, é efetivamente nas escolas que se desenvolve o Movimento Estudantil.
O curso de coordenadores será também um espaço lúdico, fazendo com que haja um encantamento das pessoas que estão conhecendo o MECS. Esse encantamento deve se dar pela prática da organização que vem através do trabalho coletivo, da organicidade, da mística, do companheirismo, da simbologia, do trabalho e é claro de nossos sonhos. Para atingirmos esse objetivo, além de lúdico, o curso deve ser político com conteúdo, por isso não podemos cair no pragmatismo (apenas trabalhar) ou no academicismo (apenas estudar), precisamos dialogar teoria e prática para que realmente haja qualidade não somente no Curso de Coordenadores e no ENECS, como também na construção diária do MECS através dos grupos em que esses sujeitos estão inseridos. Outro elemento importante a ser trabalhado é o de expressão corporal, com técnicas e exercícios de teatro que ajudam os estudantes a se expressarem melhor, conseguindo passar a mensagem desejada e possibilitando um avanço na dinâmica dos debates e na assimilação dos conteúdos abordados.
É extremamente importante ressaltar sobre a disciplina dentro do Curso de Coordenadores e do ENECS, pois não existe disciplina consciente se não há a compreensão do objetivo de dedicarmos tanto tempo à organização do encontro. A disciplina e a participação nos espaços não devem se dar por um ato de imposição, nasce a partir da compreensão da necessidade dos espaços e do desejo de neles contribuir. Os coordenadores serão a referência dentro do ENECS, por isso temos que cultivar a prática da pedagogia do exemplo.
Ainda não finalizamos a programação do curso , mas seu conteúdo será estabelecido nas seguintes linhas gerais: conhecimento sobre a sociedade, a universidade, o papel do M.E. em geral e do MECS, métodos de deliberação e metodologia do ENECS, condução de grupo e de debates, valores militantes. Os textos de referência para os debates serão indicados posteriormente.
Queremos ressaltar também que a C.O. NÃO PODERÁ arcar com os recursos de deslocamento dos participantes do curso de coordenadores, ficando esses gastos a cargo da própria escola ou participante. Estes deverão efetuar sua inscrição anteriormente, como qualquer outro participante do encontro. As escolas devem confirmar os nomes dos participantes no e-mail do ENECS até o dia 30 de junho.
Vale lembrar que os coordenadores são indispensáveis para o bom funcionamento da metodologia do ENECS, que foi composta visando o maior acúmulo do MECS em suas discussões para o avanço das lutas dos estudantes de Ciências Sociais em todo o Brasil, sendo de responsabilidade de todos os participantes do encontro fazer com que ele cumpra com sua proposta de fazer com que o MECS volte a ser perigoso!
Um abraço e até BH!
Cara CO! Preciso de informações sobre o curso de coordenadores. Em relação a alojamento, alimentação, se tá incluso, ou não. E que horas vai começar no dia 12. Mandei um e-mail com algumas dúvidas. Espero respostas :)
ResponderExcluir