quinta-feira, 7 de julho de 2011

Culturais









Unindo os Eixos: Acadêmico, Político e Cultural faremos com que as CULTURAIS não se restrinjam a um momento de pausa das discussões que acontecerão durante o dia, mas um desdobramento delas, fazendo de um momento lúdico e de festejo mais uma possibilidade de conhecimento numa forma bem mais leve e atrativa. Claro que vamos beber, conversar, dançar, zuar e dar uns “amassos”, mas inseridos em elementos das culturas da América Latina, do Brasil e de Minas Gerais, sendo também um momento de conhecimento e reflexão das temáticas, por isso “Culturais” e não simplesmente “festas”!

Oh! Minas Gerais



Vai diminuindo a cidade, vai aumentando a simpatia, quanto menor a casinha mais sincero o bom dia...” Bem vindos a Minas Gerais, uai! Cês serão recebidos com o jeitin mineiro, com clima de interior; um tambor pra animar a ciranda com músicas folclóricas, um sozin do clube da esquina e de repente, tá todo mundo falando minêres. Que tal um troperin, um pão de queijo, doce de leite, e uma cachacinha pra esquentá? Sem esquecer da cervejinha gelada na Capital Mundial dos Bares. É, em Minas não tem mar, mas tem bar, sô!  Entrem no espírito simples, acolhedor e singelo das noites nas serras e recantos, traga bastante da alegria e do pedacinho do Brasil que você é pra esse festejo na terra das Minas de ouro, das montanhas Gerais!

TransENECS

A festa da diversidade, a NOITE QUEER! O TransENECS é a cultural que sintetiza uma posição em relação ás questões de gênero e das sexualidades. Uma festa alegre, provocante e plural. Nessa noite o amor estará no ar com todas as suas cores, valendo até dançar homem com homem e mulher com mulher. Só não vale o machismo, a homofobia e a caretice.
Traje: Roupas coloridas, androginia, visual over, alegria e descontração é o que a C.O. recomenda para reinventarmos as performances de gênero e explodirmos com as categorias sexuais.


Carnaval

O Carnaval é uma festa popular e uma forma de expressão importante em vários países da América Latina. Fazendo a crítica de que o Carnaval brasileiro virou “negócio”,resolvemos fazer um carnaval à moda antiga! Aquele carnaval que tinha modos de refletir e expressar a estrutura social brasileira, que dramatiza valores globais da nossa sociedade, visto como propriedade de todos. Em que se percebe a separação nítida entre o mundo quotidiano e os acontecimentos extra-ordinários, modificando o comportamento, criando condições para que eles sejam percebidos como especiais; dominados pela brincadeira e diversão.

Traje: Fantasias, máscaras...

Noche Latina

Una noche muy caliente! Vamos festejar a diversidade cultural da América Latina dançando ao som de seus vários ritmos, curtindo o clima “La noche de Los Muertos”. Nada lúgubre, pelo contrário, é a festa que nos lembra como é bom estarmos vivos e saber aproveitar bem o tempo. Caveiras floridas, gente boracha, bailando, cantando, cheio de ritmo e sensualidade...SI...AI AI AI AIIIIIIIIIIII....
Traje: Abusar das referencias mexicanas do Dia dos Mortos, caveiras, roupas coloridas, sombreiros, ponchos...

Arraiá das Sociais

Ôce e seus amigo tão tudo cunvidado pro Arraia das Sociá! Vai ter churrasquin, dança e muita animação. Viva São Jão!!! Viva Santo Antoin!!! Quem sabe ele arruma um cobertor de oreia pra ocê esquentá? Vai ter correio elegante e nóis vai sartar muita fogueira. Ê trem bão, so!!

Traje: caipira!


BH Soul




Nessa noite vamos retratar a cultura urbana do soul em Belo Horizonte, ligada à música e à dança funk dos anos 70. Época em que os dançarinos de soul vinham da periferia para o centro da cidade, com seus cabelos ouriçados e trajes a caráter para dançar em clubes como o lendário Máscara Negra, juntamente com a galera do “Duelo de MCs”  que ocupa semanalmente o Viaduto Santa Tereza (no centro de BH), com o melhor das manifestações artísticas do Hip Hop.

Antes da cultural será exibido o documentário BH Soul: a cultura black de Belo Horizonte Direção: Tomás Amaral

Noite Livre

Essa noite será liberada para curtir os eventos culturais da cidade. Daremos uma cartilha com sugestões de lugares ( o transporte fica por conta do próprio estudante). Para aqueles que optarem por ficar na escola, teremos música e palco livre para quem quiser aproveitar pra mostrar o seu talento!  


É isso ai galera, preparem a mala e o "espírito"!!


Ps. As culturais não acontecerão (necessariamente) nessa ordem.

8 comentários:

  1. Não esquecendo... vai rolar a I Reunião Anual das Ciências Sociais do Boteco.

    Por favor, tragam a... garrafa cheia! hahaha

    ResponderExcluir
  2. apenas, a declarar: trem bão, sô! Tomara que os cientista sociar aceite os filósofo intrometido que taum indo aqui do paraná módi participá do encontro...
    abraços pessoar, inté logo menos!

    ResponderExcluir
  3. não acredito que aceitaremos intrometid@s, essa categoria pode ser descartada, para mim todo mundo é chegad@!

    Inocêncio boy, como é que é ?! vou tomar cachaça paraibana em Minas?!

    boto fé, levarei uma garrafa cheinha...

    ResponderExcluir
  4. já ia esquecendo.. rsr

    iradíssima a programação, se melhorar dá a bexiga mermo.

    só ressaltaria a importância de colocar na programação a Bacia que vai lá do Ceará ...

    ResponderExcluir
  5. Salve salve rapaziada...
    Caraca, esse encontro promete, muita garrafa cheia... gente de todo lugar do Brasil...
    isso vai tah show cara!!
    o/

    ResponderExcluir
  6. As meninas da UERN Mossoró tbm estaram por lá, levando o calor de nossa terrinha. =)

    ResponderExcluir
  7. Traje caipira já está na mala haha ;)

    ResponderExcluir